sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Relatório da Catapulta

+ Passo a Passo da Construção:






+ Conceitos Utilizados:



  • Princípios da Física aplicada na Catapulta:

"Elas podem ser classificadas de acordo com o conceito físico usado para guardar e liberar a energia requerida para arremessar."

  • Energia Potencial Elástica: Define-se a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade.

   O elástico usado na catapulta fica esticada e com certa quantidade de energia armazenada. Quando o dispositivo é acionado o elástico se solta e a bolinha recebe parte dessa energia e, com isso, adquire movimento.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_el%C3%A1stica

  •    Energia Cinética: A Energia Cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_cin%C3%A9tica

  •    Energia Potencial Elástica quando liberado é transformado em energia cinética do projétil.

Referência: http://www.iserj.net/2010/03/energia-potencial-gravitacional-trebuchet/


  •    Primeira Lei de Newton: Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilíneo uniforme (MRU).

Referência: http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm

  •    Segunda Lei de Newton:  Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton


  • Força Elástica: A força que a mola exerce sobre o corpo é chamada de força elástica da mola.Se esse corpo que foi suspenso na mola não causa deformação permanente na mola, ao retirá-lo a mola volta a sua configuração original. Por isso dizemos que a força que a mola exerce no corpo é elástica.


+ Função de cada integrante:



- Gabriel Anália: Participou das partes de produção dos furos futuramente preenchidos com os parafusos, e da parte que envolve a fixação das peças na catapulta.

-Gabriel Ferreira: Trouxe parte do material utilizado pelo grupo, participou principalmente da fase de fixação das peças da catapulta, alem de ter feito breves participações em outras etapas do projeto.

- Matheus de Oliveira: Fez uma catapulta sozinho, por iniciativa própria, como precaução caso a do grupo não ficasse pronta a tempo ou não atingisse o objetivo. Esta, ironicamente, não atingiu os objetivos mínimos, enquanto a catapulta produzida pelo restante do grupo funcionou quase perfeitamente.

- Matheus Gonçalves: Participou de todas as fases da produção, organizando e coordenado cada uma delas, e produtor deste relatório.

- Pedro Augusto: Fez pesquisas para encontrar modelos de catapulta, participou ativamente da fase de junção das peças da catapulta, retratada no vídeo, alem de ter ajudado em outras fases da produção com menor intensidade.

-Murilo de Oliveira: Trouxe parte do material utilizado pelo grupo, participou ativamente das fases de montagem das peças da catapulta e realização dos furos onde entrarão os parafusos.



+ Referencias:




http://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Catapulta-Forte

   Grande parte dos passos contidos no site não foram seguidos pelo grupo, isto ocorre pois nós o utilizamos apenas como base para formar a nossa própria, que funciona com outra mecânica, mas tem aparência similar, como se comprova na imagem a seguir, desta vez de nossa catapulta já pronta:






+ Conclusão:

   Enfim, nosso projeto teve o sucesso maior que o esperado, nos concedendo o honrado 4º lugar na competição. Aprendemos com ele, na prática, diversos conceitos físicos já aprendidos em sala de aula, como descrito tópicos acima. Aprendemos também conceitos que poderão ser uteis nos próximos projetos  no ano que vem a seguir

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Apresentação Leis da Gravitação Universal

Parte Pedro - Explicação da Fórmula




Parte Matheus de Oliveira - Resolução do 1º Exercício